top of page

Spa Francorchamps

 

O Circuito de Spa-Francorchamps é um autódromo localizado nos arredores das cidades de Spa,Stavelot e Malmedy, na província de Liège. É conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo. Recebe a Fórmula 1 e as 24 Horas de Spa anualmente.

 

Actualmente, Spa-Francorchamps ainda integra o Campeonato do mundo de Fórmula 1, estando, juntamente comSilverstone, Mónaco, Nürburgring e Monza, na lista dos circuitos clássicos utilizados actualmente. Mesmo passados todos estes anos, Spa ainda é uma pista muito importante. É o circuito preferido da maioria dos pilotos e não é difícil saber porquê.

A maioria das pessoas relacionadas com a Fórmula 1, desde profissionais a fãs, acreditam que quando o circuito diminuiu para metade do seu perímetro, ficou melhor, pois manteve-se um circuito rápido, com curvas rápidas e clima instável. É um circuito bastante completo e variado, com os três sectores bem distribuídos, cada um com suas características.

O primeiro sector começa com a La Source, que continuou a ser um gancho. Interessantemente, esta de última passou para primeira curva, pois a meta passou para a recta de cima. Depois, percorre-se a antiga recta da meta que vai dar à Eau Rouge, percorrida a mais de 300 Km/h por um carro de Fórmula 1, e continua até ao final da gigantesca subida em recta, a chamada recta Kemmel. Concluindo, neste sector só se trava em La Source, depois, está-se sempre em aceleração, até à travagem para a chicane Les Combes, que outrora também era a travagem desta zona, embora fosse uma curva para a esquerda localizada noutra zona.

Enquanto o primeiro sector caracteriza-se por ser rápido, o segundo caracteriza-se por ser técnico. A maior parte das curvas integram este sector, e são curvas médias e rápidas. A curva Bruxelles é a curva mais lenta, sendo um ganho largo que forma uma descida. Este sector técnico termina com a curva stavelot e assim inicia-se o terceiro sector, também caracterizado por ser muito rápido. A única travagem deste sector é para a chicane Bus Stop, localizada na entrada para a recta da meta. Assim como o primeiro sector, só tem uma travagem e ambas as travagens são fortes.

Apesar de seu layout muito alterado, manteve suas características principais e mesmo com curvas mais lentas, 71% deste traçado é percorrido em aceleração total e, exceptuando a curva La Source e a chicane Bus Stop, as curvas deste circuito são realizadas em velocidades superiores a 140 km/h.

A pista ainda tem outra característica apelativa. No calendário actual, Spa-Francorchamps é o circuito com maior diferença de altitude entre a zona mais baixa e a zona mais alta do circuito e também possui o maior trecho em declive. Desde a recta que antecede a curva Rivage até setenta metros depois da curva de Stavelotsão percorridos 2,5 km a descer.

 

Para mais informações acesse: 

http://www.spa-francorchamps.be/en/index.php?lg=en

A experiencia ao vivo

 

Para que voce possa ter uma noção melhor das emoções, de uma olhada no video abaixo e se surpreenda.

bottom of page